Inosuke Hashibira, o doidão da máscara de javali com um rostinho angelical. No começo do anime, na sua primeira aparição ele parece bem… burro. Mas depois notamos o potencial do garoto, que só evolui a cada arco. Será que ele é burro? Será que ele é tão impulsivo assim? Qual o sentido da Ignorância de Inosuke?
Até então no anime (Não vai ter spoiler do mangá) se sabe que ele foi abandonado na floresta e criado no meio de javalis na montanha, que por si só já é um fato bem incomum. Em seguida ele revela que roubou as espadas de um caçador de oni e resolveu virar caçador também, mostrando que aparentemente ele não teve nenhum mestre.
Muito provavelmente, pelo tempo sem se socializar com humanos, ele acaba tendo dificuldades de fazer amizades, de tratar as pessoas bem e respeitar os mais velhos e mais fortes, então fica sempre desafiando e batendo sem motivo algum, isso até o arco da floresta. Ele também não mostra muita solidariedade com vítimas, parece não entender a morte da forma que os outros entendem.
Mas uma coisa eu tenho certeza, ele não é burro, é bruto, um diamante a ser lapidado. Sobreviver na floresta como ele sobreviveu, sem carinho ou cuidado (vemos claramente quando ele fica brilhando quando fazem algo bom pra ele) é para poucos. Tem que ter uma mente forte. E aprender a respiração da besta e virar um caçador habilidoso sem nenhum mentor é um grande mérito do porquinho.
E ele não é nenhum cabeça dura, no arco da floresta ele se adaptou para lutar ao lado do Tanjerina, no arco do trem ele identificou a lua inferior facilmente, então a cada arco ele diminui seu comportamento impulsivo e selvagem para algo mais racional. No final do arco do trem ele ainda consola Tanjiro, mas ele chora muito também, sinal que aquela falta de empatia com os mortos e vítimas começou a acabar.
Eu percebo que o Inosuke é mais um símbolo de evolução e desenvolvimento do que apenas um caçador ignorante. Se você perceber isso vale para tudo na vida, todos temos defeitos, mas se melhorar e adaptar é fundamental para nosso crescimento. Não é fácil mudar velhos hábitos, somos muito orgulhosos, admitir um erro é algo dolorido. As vezes somos até conscientes que estamos errando, mas mudar é trabalhoso.
O primeiro passo é admitir o erro, por mais clichê que pareça, e buscar mudar para evoluir. Mas tem um ponto importante, se cercar de boas pessoas e com mais experiência pode ajudar. Se Inosuke não tivesse se juntado com Tanjiro e Zenitsu, ouvido os hashiras, talvez ele continuaria o mesmo. Ele se cercou de pessoas melhores e conseguiu evoluir graças a eles também.
Se cerque de pessoas assim, que buscam melhorar, que não fingem serem perfeitas e saberem de tudo. Afinal, um pouco de ignorância não faz mal né? Os maiores ignorantes não são gente como o Inosuke que dá cabeçada em trens, mas gente que não sabe que não é perfeita, mas age como se fosse. Temos muito que aprender com a ignorância de Inosuke.
Apoie a loja: https://loja.99otaku.com/
Leia também: https://99otaku.com/2022/01/11/o-silencio-de-nezuko/